A harmonização orofacial ou harmonização facial é a especialidade que visa corrigir, melhorar e repor estruturas faciais perdidas com o processo de envelhecimento como osso, músculo, depósitos de gorduras e ligamentos, assim como paralisar alguns músculos a fim de evitar o surgimento de rugas estáticas, ou seja, aquelas em que mesmo em repouso estão presentes na face.
Essas estruturas são de extrema importância quando se trata da aparência e qualidade da pele, pois sua perda pode levar a um aspecto envelhecido como a presença de rugas e formação de cavidades como por exemplo o “bigode chinês” e as olheiras que ocorrem pela reabsorção normal de alguns ossos.
Isso pode trazer um “caimento” de toda a face devido a pouca estrutura de suporte por baixo da pele causando muitas vezes a impressão de pele flácida.
Uma vez que o déficit volumétrico dessas estruturas são corrigidos, imediatamente observa-se um arqueamento instantâneo das estruturas superficiais que vão se reerguer novamente por conta própria não necessitando mais de preenchimentos superficiais como se fazia antigamente.